Os clientes que conhecem o trabalho do nosso espaço Faz com Sal já devem ter ouvido falar, por várias vezes, dos termos “PNL”, “programação positiva”, “regressão consciente” e “reprogramação mental”.  Nas nossas sessões, atendemos os clientes utilizando técnicas de meditação, Reiki e programação positiva. E os resultados, como já conversamos anteriormente, dependem da entrega da pessoa ao processo.

Já as técnicas de regressão consciente e reprogramação mental são utilizadas apenas em clientes que fazem tratamento. Nesse caso, o índice de resultado positivo é bem mais alto, uma vez que se trata de ir a fundo às memórias inconscientes e, com isso, acontecem mudanças substanciais na vida das pessoas.

Acredito que já ouviu falar o quanto a reprogramação mental pode ajudar você a alcançar seu objetivos. No entanto, será que você sabe como o processo funciona? Se sim, quais os benefícios e técnicas que você conhece para reprogramar sua mente? Confira abaixo o material produzido pela Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica:

O que é a reprogramação mental

Trata-se de uma técnica que consiste em trabalhar diretamente o nosso subconsciente. Dessa forma, eliminaremos todos os resquícios de crenças negativas, que nos atrapalham a desenvolver o melhor de nós em qualquer área de nossas vidas.

É importante frisar que essa tem sido uma técnica muito procurada hoje em dia. O objetivo dessa técnica é acabar com os bloqueios que nos impossibilitam de chegar à realização plena de nosso propósito.

O que são as crenças negativas

Elas são coisas que acreditamos desde nossa infância. Esse tipo de crença diz respeito a ideias limitantes que nos foram impostas, muitas vezes, de maneira sutil, decorrentes de traumas, situações e informações que acabamos por internalizar.

Conforme vamos crescendo, mesmo que não haja confirmação real, esse tipo de ideal imposto se torna uma verdade, um valor. Assim sendo, é preciso apontar que uma criança não tem capacidade analítica, principalmente quando muito nova. Ou seja, tudo se torna muito maior e verdadeiro para ela.

Dessa forma, se você internalizou algo inverídico quando criança, não se torna horrível por isso. Você só era uma criança.

Porém, como vimos, essas crenças podem nos limitar. A reprogramação mental nos ajuda a mexer nisso.

Como funciona a reprogramação mental

Primeiramente, nossa mente é algo muito complexo. Há muitas divisões conscientes, inconscientes e subconscientes. A psicanálise, por exemplo, conta com muitos estudiosos que dedicam ou dedicaram sua vida para tentar entendê-la. Diante disso, a reprogramação mental vai basear seu trabalho em imagens subliminares e frequências sonoras na nossa mente.

Durante o processo, a audição vai agir de maneira única, porque vai disparar, automaticamente, uma abertura no subconsciente. Por essa abertura, serão introjetadas mensagens positivas de maneira eficaz. Dessa forma, a partir de repetições e ideias, a pessoa conseguirá sair do padrão negativo. No entanto, não é apenas isso: ela conseguirá também criar crenças que vão transformar positivamente suas vidas.

Benefícios da reprogramação mental

Ao fazer a reprogramação mental, você irá se aproximar com mais disposição de todos os seus objetivos. Você conseguirá alcançá-los apenas modificando seus pensamentos, que, antes, eram negativos, em positivos.

Essa transformação lhe permitirá perceber novas habilidades que estavam escondidas em você. Você terá mais disposição para correr atrás dos seus sonhos. Afinal, você não terá mais uma crença para dizer que não é capaz. 

Técnicas/etapas que ajudam na reprogramação mental

A grande chave para atingir o sucesso é a vontade e decisão da pessoa que se submete ao tratamento. Com isso, no dia a dia a pessoa pode utilizar uma ou mais técnicas que vamos listar aqui.

  1. Hipnose

A hipnose trabalha diretamente com a mente subconsciente. Ela é uma prática muito eficaz e pode ajudar você a alcançar os seus objetivos mais ousados. Ademais, estar em um estado de relaxamento extremo ajuda a aplicá-la.

Isso ocorre porque enquanto você estiver neste estado, a mente consciente se libera de seu aperto. Dessa forma, as  autocríticas e a mente subconsciente tornam-se de mais fácil acesso. Com isso, a sua mente subconsciente passa a aceitar de maneira mais fácil novos pensamentos e a reprogramação mental para realizar seus objetivos é mais eficaz.

  1. Hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis devem fazer parte da rotina das pessoas que desejam mudar as suas vidas. Assim, a pessoa deve agregar alimentação inteligente, prática de atividades físicas e meditação para alcançar um nível de entendimento maior. Ou seja, é necessário reprogramar a sua mente não só com crenças, mas com práticas positivas. Afinal, nosso corpo e mente são partes de nós e não podemos trabalhar um e negligenciar o outro.

  1. Visualização

A visualização é a prática de criar imagens mentais detalhadas que retratam o que desejamos. É projetar no mundo real aquilo que você tem em sua mente. Por exemplo, a fotografia daquela cidade que você tanto quer conhecer.

Essas imagens vão estimular o seu subconsciente. Dessa forma, ele vai aceitá-las como realidade e dirigirá os seus comportamentos para que isso aconteça.

Porém, o processo não se resume apenas a ver uma imagem. Trata-se principalmente de pensar detalhadamente sobre o que está sendo visualizado, isto é, abrigar isso em sua mente. Entenda melhor com este exemplo: não basta só ver o lugar para o qual quer viajar, mas se ver lá, acreditar que está passeando pelas ruas, fazendo fotos.

Esse detalhamento trará riqueza de detalhes para sua mente e os planos para chegar lá serão melhores.

  1. Afirmações

As afirmações positivas são declarações de que algo que você quer já é real. Você deve declará-las no presente e com uso pessoal. Elas devem conter emoções intensas e você conseguirá substituir seu pensamento negativo por um padrão positivo.

Não se deve declará-las apenas uma vez, mas repeti-las sempre.

Isso ajudará seu subconsciente a criar novos caminhos. Além disso, você perceberá que seus pensamentos e emoções mudarão.

Afinal, ao repetir algo muitas vezes, sua mente vai passar a acreditar nisso. Sabe o que dissemos sobre internalização quando se é criança? Então, aqui essa internalização será motivada por algo que você quer e considera bom. E quando você for fazer algo que se relacione àquilo que você quer, sua mente conectará essa verdade estabelecida. Consequentemente, você terá comportamentos que o levem a isso.

Assim como precisamos frisar algo até sermos bons nisso, repetir as frases é fundamental para acreditar em seu conteúdo.

  1. Programação Neurolinguística (PNL)

A Programação Neurolinguística é uma abordagem que visa aproximar comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia. A técnica foi criada por Richard Bandler e John Grinder na Califórnia, Estados Unidos, na década de 1970. A PNL tem uma série de técnicas e processos que trabalham diretamente com o subconsciente.

Reprogramação mental

A reprogramação mental é uma ótima técnica para mudarmos de vida. Não é algo simples e instantâneo, mas vale a pena. Afinal, nossos sonhos são importantes e precisamos batalhar por eles. Ademais, poder ter uma mente mais preparada para chegar lá nos ajudará muito!

Fonte: Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica. Foto: Pixabay.

Deixe uma resposta

Fechar Menu