As mãos suam, o coração bate acelerado, vem o medo do branco. Essas sensações são típicas dos minutos que antecedem o momento de falar em público. Diferentemente da crença geral, um bom discurso, com ideias impecavelmente organizadas, tom de voz adequado à ocasião e gestos sincronizados nem sempre é feito por uma pessoa desinibida.

Sou uma pessoa extremamente tímida, mas sempre fui aquela que apresentava os trabalhos do grupo. Como me dedicava muito aos trabalhos, os colegas pediam para eu fazer a apresentação dos projetos. Ficava um pouco reticente, com medo, mas, mesmo assim, ia lá para a frente da sala, tremendo, e falava apenas o que eu sabia. E sempre dava certo.

Por cansar de passar por este estresse, resolvi investir na carreira de assessora, para trabalhar nos bastidores, e foi “ali” que achei a minha maior paixão: ajudar pessoas a vencer o medo e a falar bem em público e para a imprensa.

O meu primeiro curso de oratória durou três meses. Tínhamos duas aulas por semana, com duas horas de duração cada uma delas, e vários exercícios para fazermos em casa. Foram 90 dias de mudança no modo de respirar, na projeção da voz, nas diferentes maneiras de ler um texto, da coragem para falar sem “uma cola” ou qualquer tipo de ajuda. E isso me ajudou a ter boa oratória, mas o medo do julgamento das pessoas e a vergonha em me expor continuaram e seguem até hoje.

Com o tempo, fui aprendendo a simplesmente passar a mensagem, sem pensar na timidez muito menos no que os outros podem pensar. E aprendi que grandes oradores estão escondidos em pessoas tímidas, discretas. E também naqueles que gostam de se expor. Não há regras. Todos nós podemos ser ótimos oradores.

Para falar bem em público é necessário treinar a voz, projetá-la adequadamente, aprender a dosar os gestos, respirar corretamente, não ter medo do julgamento alheio e, principalmente, ter conteúdo. E, como sempre, acho que a meditação é a melhor forma de ajudar a pessoa a encarar esse desafio. E se tiver medo, fale assim mesmo. Acredite em você.

Direitos autorais: www.fazcomsal.com.br.

Deixe uma resposta

Fechar Menu