Uma pesquisa do SocialBase aponta, pelos números, o que os consultores de comunicação e marketing vivenciam na prática. De acordo com a sondagem, 63% das empresas não contam com ferramentas nem práticas de endomarketing (estratégias de marketing para o ambiente interno das corporações). Os dirigentes de empresas e entidades fazem planos de negócios vultosos para investimento em campanhas de marketing, mas não investem em comunicação interna. O ditado popular diz: “o boca a boca” é a melhor divulgação para um negócio. Traduzindo ao ambiente empresarial, funcionários, associados, cooperados, clientes e fornecedores satisfeitos são os melhores canais de divulgação para uma empresa ou entidade.
Uma empresa/entidade pode ter funcionários, diretores, associados, cooperados, fornecedores e consultores como grupos formados pelo público interno, ou melhor, o cliente interno. Alguns autores fazem até subdivisões desse público, mas não cabe essa discussão aqui. Somente após serem alinhados e testados os canais de comunicação interna e as estratégias de endomarketing é que se deve partir para o planejamento de marketing e o plano de comunicação externa.
Na pesquisa do SocialBase consta que apenas 9% das empresas usam news, 6% têm intranet e em 30% as informações chegam aos funcionários com ruído. Isso quer dizer que as informações institucionais, projetos, normas e notícias de produtos e serviços da empresa/entidade chegam ao público interno de forma truncada. O reflexo é desastroso. Afinal, é extremamente prejudicial à imagem da corporação quando um colaborador fica sabendo de notícias institucionais por meio de propaganda na TV. Isso é muito comum, pois a diretoria se esquece do ambiente interno, mas gasta “rios de dinheiro” com publicidade. Erro grave!
Existem muitas formas de trabalharmos o endomarketing e a comunicação interna. Não é preciso ter alta verba disponível, pois os consultores de comunicação e marketing conseguem fazer brilhantes projetos com o capital que tiverem disponível em caixa.
O mais importante é que, além de apostar nessas estratégias, a diretoria esteja ciente de que a transparência entre administração e cliente interno é fundamental para o sucesso da comunicação interna. Para isso, é indispensável haver reuniões entre líderes e equipes e a presença de membros da diretoria nos eventos internos, além do reconhecimento do valor de cada colaborador como engrenagem de sucesso ao negócio.
A sensação de pertencimento é indispensável à valorização da pessoa como sendo parte da empresa, parte do negócio, e, principalmente, à motivação profissional.
Para garantir o sucesso dos trabalhos, procure um especialista. Ele saberá indicar as ferramentas adequadas e a melhor forma de fazer a gestão do orçamento disponível.
Direitos autorais: www.fazcomsal.com.br.