Quem trabalha com energia está acostumado a perceber, durante as sessões de Reiki, meditações ou outras terapias complementares, que se deve indicar ao cliente andar descalço, sobretudo na terra, em dias de sol. O que para muitos não passa de um conselho sem importância tornou-se base de estudos ao Phd James Oschman, doutor em biologia pela Universidade de Pittsburgh e especialista em medicina energética.
Após anos de pesquisas, o médico publicou, no site científico The National Center for Biotechnology Information (NCBI), trabalho comprovando que andar sobre o solo, sem a proteção de nenhum calçado, atividade conhecida como “aterramento”, aumenta consideravelmente nossa saúde e o sentimento de bem-estar.
Outro estudo, desenvolvido pelo Departamento de Biologia Celular da Universidade da Califórnia, constatou que andar descalço aumenta o fluxo sanguíneo na região do rosto. Já a publicação do The Journal of Alternative and Complementary Medicine constatou que a prática é capaz de reduzir a viscosidade do sangue, característica que está associada a problemas cardiovasculares. Outro estudo, publicado no NCBI, revela que andar com o pé na terra é o principal fator capaz de regular o sistema nervoso e o sistema endócrino do ser humano.