Alguns clientes perguntaram sobre comentários que circulam na internet colocando o Reiki como sendo uma técnica milagrosa. A resposta é simples: os comentários não se relacionam aos trabalhos da energia Reiki, mas de outras práticas que estão sendo confundidas com essa técnica centenária. Na verdade, os comentários são sobre as terapias alternativas, que oferecem a proposta de substituir tratamentos médicos. A energia Reiki faz parte das terapias que complementam os tratamentos tradicionais, aqueles feitos com medicamentos, sessões de fisioterapia, acompanhamentos psicológicos, entre outros.
Resumidamente, o Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei), por meio da imposição de mãos, com o objetivo de trazer paz e harmonia aos receptores. Um verdadeiro convite à mudança de padrões de pensamento e atitudes, focando a atenção no “agora”, vendo a vida com mais leveza e simplicidade.
Repetindo, trata-se de uma terapia complementar, que, por natureza, sempre trabalha em harmonia com outros fatores externos que estejam atuando na pessoa. Dessa forma, o Reiki não substitui os tratamentos convencionais, como a medicina, fisioterapia, psiquiatria, psicologia e nutrição. Ao contrário, trabalha em harmonia com todos, exatamente por se tratar de uma terapia complementar.
Origem
Conforme consta nos registros históricos, em 1922, o professor japonês Mikao Usui, após 21 dias de meditação, visualizou os símbolos sagrados, e criou a técnica de cura natural chamada Reiki – Rei (Divino) e Ki (energia vital).
A técnica foi repassada aos praticantes de Reiki, alunos de Mikao Usui, ao longo dos anos. Um mestre gasta um considerável tempo para formar um aluno, uma vez que a terapia requer estudo, muita disciplina, meditação e prática. Geralmente, o praticante fica por cerca de três anos para concluir a formação completa e, depois, começar o período de voluntariado. Função que o mestre continua exercendo, ao lado de praticantes (do segundo e do terceiro níveis).
Para finalizar, é importante ressaltar que muitas promessas de curas milagrosas não têm relação com profissionais que atuam com a linha tradicional do Reiki. Os praticantes e mestres que seguem os estudos clássicos acolhem o receptor (cliente) com amor e trabalham a energia Reiki sempre de forma alinhada aos tratamentos médicos e psicológicos. As sugestões dos terapeutas do Reiki são para complementar os tratamentos convencionais, levando às pessoas a sugestão de uma vida com autorresponsabilidade, autoamor, paz e leveza.
Abraço, Ana Luísa
Jornalista, especialista em Novas Tecnologias da Comunicação; Marketing e Comunicação Corporativa; e Psicanálise; e Mestre Reiki