A bebida alcoólica está presente nos principais eventos e confraternizações, seja do trabalho, entre amigos ou em encontros familiares. Porém, quando o foco é perder peso, muitas pessoas optam por não consumir essas bebidas. Mas será que é possível consumir bebida alcoólica e manter um estilo de vida saudável e ativo? Segundo a nutricionista Nathalia Schnaak Prado, formada pela UFF e pós-graduada em Nutrição Esportiva, é possível sim, se houver equilíbrio e moderação.
Na rotina diária, é importante manter os hábitos saudáveis, mas nada impede que você consiga conciliar alimentação e prática regular de exercícios com o consumo de bebida alcoólica. O equilíbrio é a chave para minimizar o impacto negativo do consumo de bebida alcoólica. “O álcool faz parte da vida social, porém quando consumido em excesso e com frequência, pode trazer prejuízos à saúde física e mental”, pontua a nutricionista.
Bebida alcoólica e exercício físico combinam?
“Consumir bebida alcoólica em excesso pode prejudicar a rotina de treinos, leva à desidratação, sobrecarregando rins e fígado e diminui a disposição”, explica Prado. O consumo vai afetar diretamente no bom rendimento da atividade física e como consequência a não evolução dos exercícios. Para as pessoas que gostam de se exercitar diariamente, consumir bebidas alcoólicas, pode atuar de forma negativa, aumentando o peso em forma de gordura. Isso ocorre pelo alto teor calórico presente em bebidas como destilados que são acompanhados de outras bebidas com açúcar, como energéticos, sucos, xaropes de frutas e em cervejas com vários ingredientes.
Além de trazer cansaço e diminuir o ânimo, a pessoa não consegue o resultado que gostaria, pois o peso que perde, na prática, ganha consumindo álcool. Outro fator importante é que o consumo excessivo reduz a capacidade do músculo em absorver glicose – uma fonte energética importante. Devido à falta de glicose no corpo, o organismo usa a proteína como fonte de energia, o que impacta também aqueles que estão buscando a hipertrofia. Para os atletas de plantão é importante ficar atento às consequências, caso a ingestão de álcool seja feita com alta frequência, entre elas podemos destacar a diminuição da força e equilíbrio, queda de velocidade, redução da capacidade cardiorrespiratória e baixa qualidade nos treinos.
Como minimizar o impacto negativo do álcool?
A nutricionista Nathalia preparou algumas dicas de ouro que ajudarão diminuir o impacto negativo do álcool. A primeira dica básica é beber com moderação, pois manter o equilíbrio é a premissa de qualquer rotina saudável. Fique atento(a), pois a bebida alcoólica deve ser degustada e não consumida de forma excessiva. Outro fator importante é consumir sempre intercalando com água, assim você vai manter a hidratação do seu corpo e garantir que não tenha ressaca no dia seguinte, além de controlar o consumo calórico. E se sentir sede, não substitua a água por bebida alcoólica. Caso não queira beber água, uma ótima opção é ingerir sucos naturais. Afinal, vinho, cerveja e outras bebidas não saciam a sede.
Se alimentar bem antes e depois de consumir bebida alcoólica é muito vantajoso também. De acordo com Prado, beber com estômago vazio potencializa a absorção do álcool, podendo levar mais rápido à embriaguez e aumentar os sintomas da ressaca. Então, opte por comer coisas leves antes de beber, e caso escolha comer petiscos junto com vinho, cerveja, gin, entre outros, é recomendado comer alimentos sem muita gordura. Por fim, procure beber somente em ocasiões especiais. Ao invés de beber toda semana, selecione momentos legais para consumir sua bebida favorita.
Lembre-se que é preciso seguir uma dieta balanceada para ajudar a oferecer os nutrientes necessários para a saúde. Tente seguir nossas dicas e aproveite com moderação. Assim você poderá manter a boa forma e ainda aproveitar o happy hour com os amigos.
Por Karina Mengue, equipe Bodytech|13/07/2022