Em março de 1922, Mikao Usui o fundador do Usui Reiki Ryoho, foi ao Monte Kurama para um retiro de 21 dias em jejum e meditação. Após esses 21 dias, sentiu no topo da sua cabeça, um fluxo de energia, que irradiava para o seu corpo e suas mãos, promovendo o equilíbrio e restauração da energia.
Como o Mestre Usui dizia, este método foi algo criado por ele após esses 21 dias. Antes deste período, ele não tinha conhecimento nem lhe tinha sido transmitido por ninguém. Na tradição, costumamos praticar o autotratamento de 21 dias sempre que recebemos uma sintonização.
O Mestre Usui dizia que “Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade”. É uma arte, pois requer habilidade, técnica, expressão. Para atingirmos a arte, temos que praticar.
Secreta, não por ser algo oculto, só acessível aos escolhidos. Nada disso. É uma arte secreta, pois é interior. Tudo que se passa no interior da pessoa é invisível aos outros, secreto. E convida à felicidade, pois estamos em um processo de equilíbrio. Quando estamos equilibrados e cumprimos os cinco princípios, então, estamos na felicidade e levamos aos outros a felicidade.
Quando vamos para um curso de Reiki, precisamos ter estes conceitos em mente, assim como um Mestre de Reiki deve ensiná-los, pois eles são os fundamentos da nossa prática. Hoje em dia já não há razões para se ensinar Reiki como se fosse apenas uma terapia, esquecendo que em primeiro lugar está a profundidade de uma filosofia de vida que ajuda na mudança de consciência e, por consequência, na mudança dos nossos padrões negativos.
Então, um Curso de Reiki é um tempo em que aprendemos ferramentas para a nossa mudança de consciência e capacitação de autotratamento, indo também aprender conceitos do que é a energia, de como ela atua, como a sentimos e como poderemos também aplicar Reiki a outros.
O ensino de Reiki deve ser feito preferencialmente e como base, de forma presencial. A aprendizagem à distância poderá ser uma opção para quem já aprendeu todos os níveis e pretende estar em contacto com outro mestre e os seus ensinamentos, sem ter a possibilidade de fazer no local. Advertimos para os cuidados das sintonizações à distância, pois nem o Mestre está a observar o aluno, nem o aluno o Mestre, o que em caso de alguma dificuldade não há possibilidade de auxílio.
A duração de ensino da prática de Reiki é recomendada que seja ao longo de pelo menos vinte e oito meses, desde o início do primeiro nível ao final do último. Mesmo a pessoa tendo sensibilidade energética, sendo um profissional que esteja licenciado na área da saúde, a aprendizagem do método de Reiki é vivencial e requer prática. Sem prática não há aprendizagem e crescimento pessoal. Como o Mestre Usui indicava logo ao início dos seus preceitos “Os ensinamentos para a tua evolução”.
No ensino e aprendizagem de Reiki devemos sempre promover a mudança de consciência por meio da filosofia de vida, respeitando todos os praticantes; respeitando todos os seres vivos.
Assim, em questões de tempo de formação:
- Nível 1 – 7 meses
- Nível 2 – 7 meses
- Nível 3 – 7 meses
- Nível 3B – 10 a 12 meses
Fonte: Associação Portuguesa de Reiki, na Assembleia Geral de outubro de 2018.
Foto: Pixabay